ENTENDENDO O RIO

 

 

Para que você fique mais a vontade quando estiver aqui no Rio, vale a pena conhecer algumas características da cidade.

No mapa acima você tem uma visão geral da localização das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. Serve também como um índice dos posts que você encontra aqui no Blog.

Navegue pelas fotos logo abaixo do mapa, clicando nas setas da esquerda ou da direita ou nos quadradinhos numerados logo abaixo das fotos. Clique em uma das fotos e a localização do ponto turístico estará em destaque no mapa. Se você clicar na foto que apareceu no mapa será encaminhado direto para o post com as informações do lugar escolhido. Experimente.
A cidade do Rio de Janeiro é um município e também Capital do Estado, que tem o mesmo nome, Estado do Rio de Janeiro. Ela é dividida em 4 zonas: Zona Norte, Zona Oeste, Centro e Zona Sul.

Mas e aí? Qual seria o melhor lugar para se hospedar?

A resposta é, sem dúvida: Zona Sul.

Mapa da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Mapa da Zona Sul do Rio de Janeiro. CLIQUE PARA AMPLIAR.

ZONA SUL

Nela, estão os principais pontos  turísticos da cidade. As praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. O Corcovado, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico. Ali, também, estão concentrados inúmeros hotéis, pousadas, Shopping Centers, Bares e Restaurantes.

Da Zona Sul você conecta com facilidade as outras Zonas da cidade.

ZONA OESTE

É na Zona Oeste, que fica a Barra da Tijuca.

Parque Olimpico do RIo de Janeiro.
Parque Olimpico do RIo de Janeiro.

O Parque Olímpico, onde aconteceram a maior parte dos esportes das Olimpíadas de 2016, esta lá. Também existem bons hotéis na região. A Barra da Tijuca é um bairro planejado, com grandes espaços entre seus prédios e, por isso, o deslocamento pela região se faz, necessariamente, de carro. Lá, também, estão as praias preferidas pela maioria do cariocas.

CENTRO

PORTO_69 A
Porto do Rio de Janeiro – Boulevard Olímpico.

É o coração econômico da cidade. É lá que fica o Porto do Rio. Antes, um lugar feio e pouco frequentado. Hoje, moderno e revitalizado, foi a região da cidade que sofreu as maiores mudanças, para receber os torcedores olímpicos.

Arcos da Lapa. Rio de Janeiro.
Arcos da Lapa. Rio de Janeiro.

Na região do Centro ficam vários Museus e prédios históricos. Lá também estão a Pedra do Sal, com sua famosa roda de Samba, a escadaria Selarón e o Bairro da Lapa com seus famosos Arcos, passagem do bonde que leva para o Bairro de Santa Tereza. A Lapa também é famosa por seus inúmeros bares e restaurantes movimentadíssimos.

Pista do Aeroporto Santos Dumont. Rio de Janeiro.
Pista do Aeroporto Santos Dumont. Rio de Janeiro.

O Aeroporto Santos Dumont, também fica na região do Centro. Sua pista de pouso está dentro da Baía de Guanabara.  O Aeroporto conta com um shopping Center e um Hotel.

Também existem outros Hotéis na região do Centro do Rio. A vantagem é que, a grande maioria do ônibus, que circulam pela cidade, cruzam o centro, assim como o Metrô. Então fica fácil o deslocamento. O problema é que o Centro é bem movimentado durante a semana, mas, nos fins de semana, fica praticamente deserto.

ZONA NORTE

Sambódromo do RIo de Janeiro..
Desfile de Escola de Samba no Sambódromo do RIo de Janeiro.

Já, na Zona Norte, bem próximo do Centro, está o Sambódromo, palco dos desfiles das Escolas de Samba no Carnaval, o Estádio do Maracanã, o Parque da Quinta da Boa Vista e, mais afastado, o Aeroporto Internacional.

Dê uma olhadinha no mapa e sinta-se em casa.

HOME

Rio de Janeiro. O que fazer na cidade? Como chego nos lugares? Ônibus, Táxi ou Metrô? Onde me hospedar? Como faço para não perder tempo em filas? Estas são algumas das perguntas que o Rio I go vai responder.

Visit Us On FacebookVisit Us On Pinterest