Entardecer na Urca, Rio de Janeiro

URCA. O CHARME E A SIMPATIA DE UM BAIRRO TÍPICAMENTE CARIOCA, NO PÉ DO PÃO DE AÇÚCAR.

A Urca é um pequeno e tranquilo bairro, situado entre o mar  e a pedra do Pão de Açúcar.
São apenas 17 ruas e avenidas, a sua maioria com calçamento em paralelepípedo, com casas preservadas e tombadas pelo Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro, das décadas de 20, 30 e 40.

CONHECENDO O BAIRRO DA URCA

Vista aérea da Urca
Vista aérea da Urca
Castelinho da Urca.
Castelinho da Urca.
 Av. João Luis Alves
Av. João Luis Alves

A Av. João Luis Alves contorna o bairro e, um bom programa é caminhar apreciando o mar e por do sol, que se põe, ao lado do Cristo Redentor.

Veja uma imagem em 360º da Urca aqui no site do Ayrton.

Bar Urca
Bar Urca

O QUE FAZER NA URCA?

Existe um bar chamado Bar Urca. São duas portas para a rua e um balcão. No andar de cima tem um restaurante.  Moradores do bairro e turistas adoram se reunir em frente ao bar para conversar, comer, tomar uma cerveja gelada e apreciar o por do sol. Os petiscos do Bar Urca são conhecidos internacionalmente, não é exagero. Ele é recomendado em vários guias de viagem.

O Bar Urca fica na esquina da Rua Candido Gafrée com Av. João Luis Alves (Veja o local).

Mureta da Urca
Famosa mureta da Urca

CURIOSIDADE: Você faz o seu pedido, no balcão do Bar,  atravessa a rua e senta na famosa murta da Urca, em frente ao mar para apreciar a vista. Tem espaço pra todo mundo. É tudo bem informal e descontraído. Relaxe, aproveite e entre no clima carioca.

Fortaleza São João
Entrada do Forte.

Quase ao lado do Bar Urca está a entrada da Fortaleza São João. No século passado, foi responsável pela defesa da entrada da Baia de Guanabara. Erguida na época da fundação da cidade, ali lutaram Portugueses e Holandeses pela conquista e defesa da terra. Mas essa é uma história para o meu próximo post.

COMO CHEGAR NA URCA?

Como sempre, o bom e velho Taxi. Veja dicas de como usar o serviço de Táxi no Rio de Janeiro no post Transporte público – Taxi.

METRO INTEGRAÇÃO COM ÔNIBUS.
Dicas
Metro – linha 1

Vá até a estação de Metrô mais próxima e embarque em um trem da linha 1 (trem com luz lateral vermelha), desça na estação Botafogo. 

Baixe aqui o mapa do Metrô do Rio, salve em seu Smartphone e traga com você. Assim fica mais fácil identificar a  estação para onde você vai e descobrir em que direção pegar o trem.

Placa metro

Para sair da plataforma, siga as placas que indicam a integração Ônibus Expresso.

SAIDA E

Depois de passar pela roleta, procure a saída E.

Indica onde fica o ponto do Onibus 513 Urca.Ao sair da estação vá para a esquerda, a parada do Ônibus de Integração 513 URCA, fica do outro lado da rua. Pague a passagem ao motorista do ônibus. Vá até a parada final na Rua João Luiz Alves.

Ônibus

Depois da redução da quantidade de linhas de ônibus que circulavam pela Zona Sul fazendo o mesmo trajeto, as únicas linhas que entram na Urca são: a linha 513, que integra com o Metrô e a linha 107 que vem do Centro (NO LINK, clique na linha 107 – Central – Urca (circular) para ver o mapa do itinerário). Se você não estiver perto do circuito destas duas linhas, terá que pegar dois ônibus para completar o trajeto.

Para ajudar, aconselho que você utilize um aplicativo bastante interessante e que está sendo indicado pela Prefeitura do Rio pois, é constantemente atualizado quando existem mudanças de itinerário das linhas de ônibus.

O Moovit

Baixe o aplicativo, para Android ou IOS. Mantenha o GPS do seu celular ligado.

Na tela inicial um ponto azul localiza sua posição. Clique em encontre um destino e digite o endereço para onde quer ir.
Atenção, é muito importante que, na tela seguinte, clique onde diz “Mais rápida” e na janela que abrir marque “Menos trocas”. Evita que ele indique um caminho com muitas trocas de ônibus.

Depois clique em “Procurar rotas”. Ai você escolhe a melhor opção, em geral a primeira.

O aplicativo te orienta até o ponto de ônibus mais próximo, avisa em quanto tempo ele chega, acompanha todo trajeto indicando cada parada, avisa com sinal sonoro que você deve saltar na próxima parada te guia a pé até o endereço final.

CLIQUE AQUI E IMPRIMA UM RESUMO PARA TRAZER COM VOCÊ.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *