ENTRADA MUSEU DO AMANHÃ

MUSEU DO AMANHÃ. UMA DAS MAIS IMPRESSIONANTES CONSTRUÇÕES DA CIDADE.

Foi num sábado de sol, aliás de muito sol. Um daqueles dias perfeitos, com céu azul, azul. Logo cedo as pessoas formaram uma fila, para participar da inauguração de uma das obras mais comentadas e esperadas da cidade. O Museu do Amanhã. Um projeto ousado do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Dividido em cinco espaços, convida os visitantes a refletir sobre o passado, o presente e o futuro. Das 10 horas da manhã de sábado até as 18:00h da tarde de domingo, mais de 25.000 visitantes, passaram pelo Museu, no dia da inauguração.

Pier da Praça Mauá
Praça Mauá com Museu do Amanhã

O novo espaço, recém inaugurado, onde fica o Pier e o prédio do Museu, passou a ser um dos pontos mais procurados pelos cariocas. Ele faz parte das obras do chamado, Porto Maravilha, um projeto que prevê a reestruturação e revitalização da zona portuária do Rio. Esta é apenas um das várias obras que a cidade vem enfrentando, para receber as Olimpíadas de 2016.

Para quem não conhece, a área do Porto do Rio passou por uma das mais radicais mudanças que a cidade já viu. Teve até a implosão de mais de 2 kilometros do Viaduto da Perimetral. E, a promessa é que, até a metade do próximo ano, uma grande parte desta obra estará concluída. Veja neste vídeo da Prefeitura do Rio, como era e como vai ficar a área do Porto.

Entrada do Museu do Amanhã

Voltando ao Museu. A estrutura é realmente espetacular.  Enorme, mas de uma leveza impressionante. Se integra perfeitamente com a paisagem no entorno, que também é deslumbrante. O moderno em plena harmonia com o antigo dos belos prédios da região. Pode preparar a máquina fotográfica, e guardar espaço na memória do cartão porque o lugar merece e convida.

DICA 3 Destine pelo menos três horas para circular pelos dois andares do Museu. Na exposição principal, a primeira experiência  é o Portal Cósmico, um domo negro,  onde é projetado um filme em 360º com 8 minutos de duração. Uma  experiência sensorial inédita. Você vai viajar até o surgimento do Universo, da Vida e do Pensamento. Como o número de visitantes é limitado deve haver uma fila de espera mais demorada.

NÃO VÁ DE CARRO PARTICULAR, O MUSEU NÃO TEM ESTACIONAMENTO E É IMPOSSÍVEL ESTACIONAR NO ENTORNO.

RESUMO: Aqui estão todas as informações que você precisa conhecer para visitar o Museu do Amanhã.

COMO CHEGAR NO MUSEU DO AMANHÃ?

Trem da Linha 1
Trem da Linha 1

Além do táxi, o Metrô também pode ser uma boa opção se você está hospedado na Zona Sul, próximo a uma estação.
Vá até a bilheteria compre os cartões de ida e volta e embarque no trem da linha 1(trem com luz lateral vermelha), sentido Uruguai.

Placa Metro
Ao passar pela roleta procure esta placa.

Desça na Estação Cinelândia e siga as placas Saída Rua Pedro Lessa.  Ao sair da estação, você vai ver a parada do Tram.Trem do VLT - Rio de Janeiro

Pegue sentido Praia Formosa e desça na Parada dos Museus.

Veja aqui as informações sobre o Tram do Rio de Janeiro.

BUS

Este pode ser o meio de transporte mais barato para se deslocar pelo Rio, mas também pode ser o mais complicado de explicar  entender. Para ajudar, aconselho que você utilize um aplicativo bastante interessante e que está sendo indicado pela Prefeitura do Rio pois, é constantemente atualizado quando existem mudanças de itinerário das linhas de ônibus.

O Moovit

Baixe o aplicativo, para Android ou IOS. Mantenha o GPS do seu celular ligado.

Na tela inicial um ponto azul localiza sua posição. Clique em encontre um destino e digite o endereço para onde quer ir.
Atenção, é muito importante que, na tela seguinte, clique onde diz “Mais rápida” e na janela que abrir marque “Menos trocas”. Evita que ele indique um caminho com muitas trocas de ônibus.

Depois clique em “Procurar rotas”. Ai você escolhe a melhor opção, em geral a primeira.

O aplicativo te orienta até o ponto de ônibus mais próximo, avisa em quanto tempo ele chega, acompanha todo trajeto indicando cada parada, avisa com sinal sonoro que você deve saltar na próxima parada te guia a pé até o endereço final.

Nos próximos posts, vou dar dicas do que tem de interessante para conhecer bem ali, ao lado do Museu do Amanhã.

Veja as fotos que fiz  no dia da inauguração. Clique na foto para abrir a galeria.

HOME

5 opiniões sobre “MUSEU DO AMANHÃ. UMA DAS MAIS IMPRESSIONANTES CONSTRUÇÕES DA CIDADE.”

  1. Olá Helio.
    Agradeço desde já todas as dicas.
    Como faço para chegar ao Museu do Amanhã estando hospedada em Curicica?
    Obrigada!

    1. Oi Ana,

      Tem o ônibus 348 que passa na Estrada dos Bandeirantes e vai até a Candelária. De lá caminhe até a Praça Mauá.

      Abraço.

  2. Helio..teu site e seus roteiros são sensacionais! Vou aproveitar tudo na minha próxima visita ao Rio. Fica a dica pra prefeitura de Santos – SP, pra revitalizar a sua área portuária também e alavancar o turismo na cidade, pois esse exemplo do Rio de Janeiro parece que foi bem sucedido. Espero que essa orla continue linda assim por muitos anos. Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *