NOITES DO RIO DE JANEIRO

LAPA – AS NOITES MAIS ANIMADAS DO RIO DE JANEIRO.

A Lapa é o berço da boemia carioca. Suas ruas estreitas e seus sobrados do século passado abrigam uma infinidade de bares, cafés, restaurantes, boates e pubs. E, ali, é grande a oferta de samba, forró, chorinho, rock, e MPB.

BAR DA BOA, Lapa, Rio de JaneiroNas noites dos fins de semana, cariocas e turistas se reúnem na praça em frente aos Arcos e lotam os bares da região. É um dos pontos mais animados e frequentados do centro do Rio. Um espaço democrático e acolhedor. Visita obrigatória para quem quer entender como se diverte o povo daqui.

DICA: Vale aqui uma dica muito importante. Com algumas excessões, os bares funcionam de terça a domingo. Os que apresentam música ao vivo, cobram, além do consumo, um couvert artístico por pessoa. Outros, como o Rio Scenarium cobram entrada. De quinta a domingo o movimento aumenta e as listas de espera podem ser longas, portanto se você resolver aparecer por aqui nestes dias, procure chegar um pouco mais cedo. Outra opção é fazer reserva através dos sites dos bares que disponibilizam este serviço.

São três os destaques da região: os Arcos da Lapa, o Circo Voador e a Fundição Progresso.

NOITES DO RIO DE JANEIRO.

Fundição Progresso.

  • Shows
  • Rua dos Arcos, 24, Lapa.
  • Tel.: (21) 3212-0800.

    Prédio da Fundição Progresso, Lapa, Rio de Janeiro.
    Prédio da Fundição Progresso, Lapa, Rio de Janeiro.

O incrível prédio, que hoje é um dos mais importantes Centros Culturais e de formação artística do Rio, foi construído em 1881 para abrigar uma fundição de cofres e fogões. No inicio da década de 80 a construção ia abaixo, mas um grupo de artistas resolve ocupar o prédio para impedir a demolição e começa a fazer dele um grande espaço cultural. Hoje a Fundição Progresso, além de receber grandes eventos do showbizz nacional e internacional, abriga diversos grupos culturais que usam o espaço para ensaiar, ensinar e se apresentar. Veja aqui a programação.

Dica: Meia entrada para idosos e estudantes, de acordo com a lei ou com a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

Circo Voador

  • Shows
  • Rua dos Arcos, em frente a Fundição Progresso.
  • Tel.: (21)2533-0354
  • Bilheterias: Terça a Quinta das 12h às 19h, sexta das 12h às 24h, sábados das 14 às 24h.
Circo Voador - Lapa - Rio de Janeiro
Circo Voador – Lapa – Rio de Janeiro

O Circo Voador, foi uma idéia de verão. Uma tenda de circo, montada na praia do Arpoador, em 1982, servia de palco para artistas veteranos e novatos. Os shows descontraídos, fizeram grande sucesso. Acabou o verão, mas a idéia ficou. Mais tarde as a tenda foi montada na Lapa, aonde está até hoje. O Circo foi palco de grandes eventos e movimentos que marcaram a história cultural da cidade, sofreu com o descaso das autoridades, mas hoje tem o respeito do público e se consagra como Casa Cultural. Além dos Shows o Circo Voador oferece cursos, abriga exposições e projetos sociais.  Veja aqui a programação dos Shows.

Arcos da Lapa

O Rio de Janeiro é uma cidade construída entre pequenos morros e montanhas. Desde sua fundação, muitos desses morros foram desmontados e serviram de aterro para algumas lagoas e para grandes áreas do litoral, nas regiões do centro e da Zona Sul.

O centro da cidade como vemos hoje, foi construído depois do desmonte dos morros do Castelo, de Santo Antônio e do Senado.

A maior e mais importante obra de engenharia do tempo colonial preservada até hoje é o Aqueduto da Carioca, conhecido como Arcos da Lapa.

ARCOS DA LAPA EM 1905
Arcos da Lapa em 1905. Reprodução de foto de Marc Ferrez. instituto Moreira Salles.

Ele liga os morros de Santa Tereza e o Morro de Santo Antônio (que foi parcialmente desmontado). Na frente dos arcos existia uma lagoa que era ligada ao mar, a Lagoa do Boqueirão (uma das que foram aterradas). Foi inspirado no aqueduto das Águas Livres que estava sendo construído em Lisboa.

São 42 arcos, em dois níveis, construídos em pedra, cal e óleo de baleia, entre os anos 1744 e 1750, para levar a água da nascente do Rio Carioca até um chafariz de mármore com 16 bicas de bronze que ficava onde é hoje o Largo da Carioca.

ARCOS DA LAPA - Rio de Janeiro
ARCOS DA LAPA – Rio de Janeiro

Foi a partir de 1896 o aqueduto foi desativado e passou a ser usado como viaduto para os bondes de ferro que ligavam o centro ao bairro de Santa Tereza.

Hoje, a região dos Arcos da Lapa faz parte da cena noturna carioca.

VEJA TAMBÉM:

6 BARES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER NA LAPA E COMO CHEGAR LÁ.
APRENDA A FAZER A CAIPIRINHA PERFEITA.

HOME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *