PEDRA DO SAL - Rio de Janeiro

PEDRA DO SAL: MELHOR “RODA DE SAMBA”, AO AR LIVRE, DO RIO DE JANEIRO.

Na Pedra do Sal acontece, toda semana, a mais autentica, divertida  e tradicional manifestação cultural pública do Rio de Janeiro.

O local: uma pedra que, até o início do século 20, ficava à beira do mar.

Hoje, o mar está cerca a cerca de 450 metros do local, por causa dos aterros feitos para a construção do Porto.

WordPress Google Maps Plugin

A HISTÓRIA DA PEDRA DO SAL

Século XVIII. Nesta pedra, era descarregado o sal que vinha de navios ancorados na baía. Para facilitar a subida na pedra lisa, os escravos esculpiram degraus, que hoje facilitam o acesso ao Morro da Conceição.

Foi em volta da Pedra do Sal que se concentrou uma comunidade de negros em busca de moradia barata e trabalho no Porto. Enquanto os homens descarregavam o sal, açúcar e outros produtos, as mulheres, conhecidas como tias, preparavam a comida nas pensões da região. E a vida seguia ao ritmo dos batuques e do jongo (dança típica brasileira de origem africana, que influiu muito na criação do samba carioca).PEDRA DO SAL - Rio de janeiro

O local virou um ponto de referencia da cultura negra, e espalhou sua influencia por toda a comunidade que se formou nos bairros em volta do porto. Dali saíram os primeiros ranchos, acompanhados de blocos e cordões.

Na Pedra do Sal, reuniram-se os mais importantes sambistas do passado, como Donga e Pixinguinha.

Por sua importância histórica e cultural foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio.

MAS O QUE ACONTECE TODA SEMANA NA PEDRA DO SAL?

PEDRA DO SAL - the best samba of Rio de Janeiro .
Every Monday and Friday , the site is prepared for the best samba of Rio de Janeiro .
A resposta é: a melhor roda de samba ao ar livre da cidade.

Toda segunda e toda sexta, músicos e cantores se reúnem e, em mesas e cadeiras colocadas em frente à pedra, acontece a Roda de Samba da Pedra do Sal. As pessoas começam a chegar por volta das 20:00h, mas o samba mesmo começa por volta das 21:00h.
PEDRA DO SAL_02

Não existem cadeiras para o público, todos participam em pé ou sentados na pedra.  Em volta, inúmeras barracas vendem cerveja e salgados. Simples assim. No mais, é curtir um bom samba e se divertir.

ATENÇÃO: Se chover não tem samba.

NÃO MUITO LONGE DALI…

A cem metros da Pedra, no Largo de São Francisco da Prainha, também tem samba. Em geral, um pequeno palco é montado na praça e a festa acontece. Além das barraquinhas de salgados e bebidas, existem alguns restaurantes. Dentre eles está o famoso Angu do Gomes.

PEDRA DO SAL - Rio de Janeiro
Angu Gomes Restaurant and one of the famous pushcarts .

O Angu é uma comida trazida pelos escravos. É uma papa de farinha de milho, servida com carne ensopada com miúdos.

The traditional Angu do Gomes. Which is also served with ground beef, if you prever.
The traditional Angu do Gomes. Which is also served with ground beef, if you prever.

Em 1955 um português, o Gomes, teve a brilhante idéia de vender o Angu em carrocinhas  pelas ruas cariocas. Principalmente, à noite, o movimento era maior. A coisa cresceu e em 1977 seu filho ampliou o negócio inaugurando um restaurante. Em pouco tempo eram cerca de 300 funcionários, 40 carrocinhas espalhadas pela cidade e mais de 1000 pratos de angu vendidos por dia.

O Angu do Gomes virou um prato típico da paisagem carioca.

Pra você ter uma idéia, Jason Statham e Sylvester Stallone já estiveram lá.

COMO CHEGAR?

Você pode chegar na Pedra do Sal de Táxi, Metrô ou Ônibus.

TAXI

Acho que a melhor opção é ir de táxi. Sempre seguindo as dicas que você encontra clicando aqui.

Nos dias de roda de samba a região fica bem movimentada. Em geral, não é difícil encontrar táxi para sair do local, existe inclusive um ponto de táxi numa rua próxima.

ÔNIBUS

Outra opção é ir de ônibus. Apenas a linha 2017 (Rodoviária – Leblon) faz o trajeto partindo da Zona Sul (Leblon, Ipanema e Copacabana). É um ônibus especial, com ar condicionado, que parte do Leblon de 20 em 20 minutos, o último sai as 20:30h. Veja aqui, no mapa com o itinerário da linha, se ele passa próximo ao local onde você está hospedado.

Você deve pegar o ônibus sentido Rodoviária(no mapa o trajeto vermelho) e descer no primeiro ponto da Rua Sacadura Cabral.

Para retornar, sugiro que pegue um táxi.

DICA 3 O ônibus pode ser o meio de transporte mais barato para se deslocar pelo Rio, mas também pode ser o mais complicado de explicar  entender. Para ajudar, aconselho que você utilize um aplicativo bastante interessante e que está sendo indicado pela Prefeitura do Rio pois, é constantemente atualizado quando existem mudanças de itinerário das linhas de ônibus.

O Moovit

Baixe o aplicativo, para Android ou IOS. Mantenha o GPS do seu celular ligado.

Na tela inicial um ponto azul localiza sua posição. Clique em encontre um destino e digite o endereço para onde quer ir.
Atenção, é muito importante que, na tela seguinte, clique onde diz “Mais rápida” e na janela que abrir marque “Menos trocas”. Evita que ele indique um caminho com muitas trocas de ônibus.

Depois clique em “Procurar rotas”. Ai você escolhe a melhor opção, em geral a primeira.

O aplicativo te orienta até o ponto de ônibus mais próximo, avisa em quanto tempo ele chega, acompanha todo trajeto indicando cada parada, avisa com sinal sonoro que você deve saltar na próxima parada te guia a pé até o endereço final.

METRÔ

Você também pode ir de Metrô e fazer a integração com o Tram. Veja como fazer. Pegue o trem da Linha 1, sentido Uruguai (trem com luz lateral vermelha).

Trem da Linha 1- Metrô do Rio de Janeiro
Trem da Linha 1- Metrô do Rio de Janeiro

Desça na Estação Cinelândia. Para deixar a plataforma, procure a placa que indica Saída C – Pedro Lessa. Ao sair da estação você já vai ver a Parada Cinelândia do Tram. Pegue o Tram, sentido Praia Formosa e desça na Parada dos Museus. Caminhe até a Pedra do Sal.

Veja no mapa abaixo como chegar na Pedra do Sal partindo da Parada dos Museus.

WordPress Google Maps Plugin

Para retornar, sugiro que pegue um táxi.

Baixe aqui o mapa do Metrô do Rio, salve em seu Smartphone e traga com você. Assim fica mais fácil identificar a  estação para onde você vai e descobrir em que direção pegar o trem.

HOME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *