Estação do Bonde para Santa Tereza.

SANTA TEREZA – COMO CHEGAR E O QUE FAZER?

Até 1849 só existia no morro de Santa Tereza um convento, o aqueduto (hoje Arcos da Lapa), que levava água da nascente do Rio Carioca até o Centro da cidade, e uma ou outra fazenda.  Então um fazendeiro resolveu lotear suas terras e convencemos vizinhos a fazer o mesmo, foi assim que surgiu o Bairro de Santa Tereza.

Parada Largo do Curvelo, Santa Tereza.
Parada Largo do Curvelo

Boa parte das casas antigas de Santa Tereza datam deste período o que dá uma harmonia e um encanto especial ao bairro.

Bonde Santa Tereza - Rio de Janeiro

O bonde amarelo, que serpenteia pelas ruas sinuosas dos bairro, passa pelos Arcos da Lapa e liga o bairro ao centro. Foi a única linha que restou da grande malha de bondes que servia o Rio no século passado.

Um passeio por Santa Tereza pode revelar, a cada esquina, vistas interessantes da cidade. Aqui está um roteiro que vale muito a pena conferir.Santa Tereza

Vamos começar subindo para Santa Tereza de bonde e completar o caminho a pé.

COMO CHEGAR ATÉ A ESTAÇÃO DO BONDE DE SANTA TEREZA.

Para chegar lá use o Metrô da linha 1 e desça na estação Cinelândia. Saia da estação seguindo as placas Acesso A – Theatro Municipal. Caminhe 450m até a Rua Lélio Gama, 12, no Centro, onde fica a estação do Bondinho de Santa Tereza.(Veja no mapa o trajeto da Estação Cinelândia até a estação do Bondinho).

O bondinho funciona de segunda a sexta das: 6:30h às 16:15h e aos sábados das 8:00h às 18:00h e a passagem custa R$ 20,00 ida e volta.

Embarque no Bondinho e  desça no Largo do Guimarães (1), a segunda parada.

WordPress Google Maps Plugin
LARGO DO GUIMARAES, SANTA TEREZA
Bonde chegando na parada Largo do Guimarães.

Vamos caminhar um pouco pelo bairro. Siga no mapa o caminho vermelho. Os pontos em destaque e numerados no texto  estão marcados no mapa.

Da estação do Largo do Guimarães (1), volte seguindo os trilhos pela Rua Almirante Alexandrino, à sua esquerda você vai  passar por  pequenas galerias de artes e simpáticas lojas de artesanato(2).

Clique nas fotos para ampliar as imagens.

Um pouco mais à frente alguns dos bares e restaurantes muito frequentados nos fins de semana pelos cariocas: o Bar do Arnaudo(3), a Adega do Pimenta(4) e o Espírito Santa(5).

Estação Largo do Curvelo, Santa Tereza
Estação Largo do Curvelo, Santa Tereza

Mais 240 metros chegamos na estação Curvelo(6).

Prédio antigo, Santa Tereza.
Prédio antigo, Santa Tereza.

Repare no belo prédio amarelo ao lado da estação. Vamos seguir pela calçada em rampa que acompanha o prédio amarelo. Repare nos prédios à direita, embora todos tenham no máximo 3 andares acima do nível da rua, a maioria tem outros 2 ou 3 andares abaixo do nível da rua, pois foram construídos na encosta do morro.

DOIS ESPAÇOS CULTURAIS IMPORTANTES DE SANTA TEREZA.

Vamos visitar o Parque das Ruínas(7).

Parque das Ruínas, Santa Tereza
Parque das Ruínas, Santa Tereza
Parque das Ruínas, Santa Tereza
Dentro do Parque, instrumentos musicais em Inox, para o visitante interagir.

O local era a casa de Laurinda Santos Neto uma dama da sociedade carioca herdeira de uma rica e poderosa família. O casarão era famoso por reunir nas inúmeras festas intelectuais, escritores famosos, pintores e até Presidentes. Após sua morte o casarão ficou abandonado e foi invadido, saqueado e queimado.

Parque das Ruínas, Santa Tereza
Interior do Casarão.
Parque das Ruínas, Santa Tereza
Fundo do Casarão
Parque das Ruínas, Santa Tereza.
Por dentro das ruínas. Parque das Ruínas, Santa Tereza.

Em 1993 o local em ruínas foi tombado, como não dava para reconstruir o casarão queimado as ruínas foram tratadas o local foi  transformado em um centro cultural. Do alto do prédio existe um mirante com uma vista deslumbrante da área central da cidade e da Baia de Guanabara.

Saindo do Parque das Ruinas, vamos seguir até o final da Rua Murtinho Nobre é lá que fica o Museu  da Chácara do Céu(8).

Entrada Museu Chácara do Céu, Santa Tereza
Entrada Museu Chácara do Céu, Santa Tereza

O Museu  exibe coleções de arte de diversos períodos, e de diferentes origens, livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em uma casa com três pavimentos. Alguns cômodos ainda permanecem com a decoração original da casa. Vale a pena uma visita.

DESCENDO PELA ESCADARIA SELARÓN ATÉ A LAPA.

Vamos voltar por onde viemos e, agora, seguir a rota azul no mapa. Desça até a Rua Dias Barros e vire à esquerda na Ladeira de Santa Tereza, repare no estilo das primeiras casas antigas do lado esquerdo da rua. Continue descendo, vamos até a escadaria Selarón. Na curva que se aproxima já podemos ver o Convento de Santa Tereza(9) à esquerda.

Escadaria Selarón - Lapa, Rio de Janeiro
Escadaria Selarón – Lapa

Mais um pouco, à direita, a Escadaria Selarón(10) com seus azulejos coloridos. (Veja aqui mais sobre a Escadaria Selarón). Vamos descer por ela até a Lapa.

Siga pela Rua Teotônio Regadas, que fica bem em frente a escadaria, no final á esquerda fica a Sala Cecília Meireles(11), uma das casas de concerto mais tradicionais do Brasil. Durante mais de 44 anos, foi  um importante espaço de formação e difusão da música de concerto no Rio de Janeiro.

Arcos da Lapa
Arcos da Lapa

Ao fundo, ainda à esquerda você pode ver os Arcos da Lapa(12), o antigo aqueduto que, no século passado, trazia a água até um grande chafariz que ficava localizado no Largo da Carioca, no Centro.

Podemos terminar aqui o nosso passeio. Para voltar basta seguir até a estação Cinelândia do Metrô(13).

Se quiser continuar pode seguir à pé através do Centro e descobrir alguns pontos bem interessantes do Rio de Janeiro. Mas isso é assunto para o próximo post.

HOME

9 opiniões sobre “SANTA TEREZA – COMO CHEGAR E O QUE FAZER?”

  1. Que post maravilhoso!
    Estou organizando meus passeios pelo Rio e não tem na internet um arquivo melhor que esse!. Amei!

    1. Oi Débora,

      Fico feliz em saber. Espero estar ajudando outros visitantes. Seja bem vinda ao Rio e aproveite bastante. Se precisar de ajuda, me escreva.

      Abraço

  2. Olá
    Gostaria de saber se posso parar no percurso e depois retornar no bondinho utilizando o mesmo bilhete? E quais são os pontos de parada ao longo do percurso?

    Att, Marcela

    1. Olá Marcela,

      Até agora estão em operação apenas duas estações: Curvello e Largo dos Guimarães. É possível andar à pé entre elas a distância é pequena. A passagem custa R$20,00 e já inclui a volta.

      Abraço

  3. A Estação da Carioca de metrô é bem mais próxima e torna o acesso à estação dos bondinhos bem mais fácil.
    A Cinelândia é um pouco mais distante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *